O Verdadeiro Molho Italiano Marinara

Aprenda a fazer esta deliciosa receita, super fácil de fazer. Antes de tudo, o verdadeiro molho italiano Marinara é popularmente conhecido no mundo todo. Este molho sem carne, pode ser feito fácilmente utilizando siplesmente tomates, cebolas e ervas.

O Verdadeiro Molho Italiano Marinara

Você pode até achar este molho um pouco mais picante do que outros molhos de tomate vermelho. Isto porque ele tem grandes quantidades de alho, orégano, manjericão e até pimenta malagueta. Todavia, simplicidade e a facilidade de preparo permitem que seja usado em uma grande variedade de pratos italianos.

Ainda sim, com seu uso tradicional em massas, a marinara também é bastante popular como acompanhamento para calzones, palitos de queijo e entre outros aperitivos. Do mesmo modo, é um excelente acompanhamento para pratos de carne como frango, parmigiana de vitela, bifes de porco e frutos do mar grelhados. Bem como, para substituir mostarda ou maionese em um hambúrguer ou um sanduíche de filé de frango.

Origens do Verdadeiro Molho Italiano Marinara

A palavra marinara é derivado da palavra italiana marinaro que significa navegante, ou seja, marinheiro. A sua origim surgiu em Nápoles no século XVI, após a introdução do tomate pelos espanhóis. Naqueles dias sem refrigeração, era muito procurado entre os cozinheiros dos navios por duas razões. Primeiro, por causa da ausência de carne e alto teor de ácido do tomate extendendo o período de validade do molho, e segundo, porque era super fácil de preparar em grandes quantidade.

Preparação do Verdadeiro Molho Italiano Marinara

Ingredientes

  • 3Kg tomates do tipo italiano maduros
  • 1 xícara de cebola picada
  • 1/2 xícara de aipo picado
  • 1 xícara de cenoura picada
  • 1/2 copo, ou seja, 250gr de azeite de oliva
  • 1 colher de chá de açúcar

Temperos – Adicionados à gosto

Pimenta branca moída e pimenta malagueta
Coentro
Manjericão
Orégano
Sal

  1. Primeiramente, coloque água em um pote e aguarde até que a água comece a ferver. Em seguida, coloque cuidadosamente o tomate em água fervente, um de cada vez. Então, deixe a água voltar a ferver. Eventualmente, após 5 minutos, retire os tomates da água fervente. Finalmente, remova a casca e pique.
  2. Logo depois, cozinhe a cebola, o aipo e as cenouras no azeite, em fogo médio-baixo por cerca de 15 minutos com tampa, mexendo algumas vezes. Ocasionalmente, mexa de 5 à 10 minutos, ou até que os legumes estejam macios e levemente dourados.
  3. Adicione os tomates, o açúcar e a pimenta e deixe cozinhar em fogo brando coberto por 15 minutos.
  4. Agora, bata o molho no liquidificador. Adicione o tempero opcional. Em seguida, leve ao fogo baixo e cozinhe até atingir uma consistência desejável, cerca de 20 minutos, mexendo frequentemente.
  5. Acrescente sal à gosto. Se prefirir você pode adicionar um pouco de molho picante também.
  6. Por último, deixe a marinara descansar em temperatura ambiente. Logo após, leve-a à geladeira. Se mantida na geladeira, terá validade de uma semana, ou se preferir, congele e seu prazo de validade se estende por vários meses.