Um Paraíso Chamado Los Roques

Los Roques está localizada à 165 km de Caracas, na Costa da Venezuela. Este magnífico arquipélago encontra-se mais ao sul do Caribe. Formado pelas mais belas paisagens naturais, o arquipélago Los Roques é um lugar aonde você encontra paz e sossego. Sem dúvida, um paraíso chamado Los Roques que ficará na sua memória pra sempre.

Um Paraíso Chamado Los Roques

Conhecido como Archipelago Los Roques, constituído por 350 pequenas ilhotas e bancos de areia, Los Roques é simplesmente um lugar mágico e surpreendente, mas ainda continua sendo um destino não tanto popular.

Então para quem busca isolamento, privacidade e exclusividade, o lugar para ir é definitivamente nas ilhotas venezuelanas conhecidas como um paraíso chamado Los Roques. Mas fique atento, pois lá também não é um lugar tão fácil de se chegar. Em consequência disto, Los Roques está se tornando o esconderijo exclusivo dos ricos e famosos.

As ilhas se estendem por uma área total de 40 km² e são habitadas por menos de duas mil pessoas, quase todas residindo na ilha principal Gran Roque.

Para chegar lá recomendo voar de Caracas. O trajeto é feito através de um pequeno avião de dez lugares, e assim você tem a chance de ver claramente o que há de tão atraente naquela região.

Parque Nacional Los Roques

O recife de coral imaculado das ilhas atrai muitos visitantes ricos, especialmente da Europa, alguns dos quais vêm em seus próprios iates e ancoram em águas rasas e protegidas no interior. Los Roques foi declarado Parque Nacional em 1972, devido a grande variedade de aves marinhas e da rica vida aquática. E por este motivo o desenvolvimento e o turismo são controlados.

Todo Los Roques é um Parque Nacional Marinho, e o único turismo está no canto nordeste.

Nenhum prédio pode ser superior a dois andares, portanto não há resorts, apenas pousadas, que são casas de família locais, e alguns são muito pequenos, luxuosos, com um nível fantástico de serviço pessoal.

Quase todas as acomodações e serviços estão concentrados na ilha principal, Gran Roque. Não há (ainda) nenhum desenvolvimento em grande escala ou complexos hoteleiros. Dito isto, existem mais de 60 pousadas (pequenos hotéis) na ilha, misturando-se fachadas coloridas de 1-2 andares e ruas de areia.

Como Chegar – Um Paraíso Chamado Los Roques

É importante lembra que, Los Roques não possuí meio de chegada por terra. Existem 2 opções: Aéreo ou marítinho (catamarã). Há apena 2 companhias aéreas que oferecem voos até o único aeroporto do arquipélago (LRV). Os voos estão disponíveis apartir dos aeroportos venezuelanos de Caracas (Aeroporto Internacional Simón Bolívar, CCS) e Porlamar (Aeropuerto Internacional del Caribe, PMV) na Ilha Margarita. O tempo de vôo entre Caracas e Los Roques é de 40 minutos.

Pelo alto, a visão é de um mar raso que parece um vidro turquesa, com várias ilhas saindo deste mar perfeito, algumas absolutamente minúsculas.

O avião pousa em Gran Roque, em uma pista muito pequena, sem formalidades. Você mesmo pega suas malas, e literalmente dentro de alguns minutos você pode estar em sua pousada.

A primeira coisa que vai perceber assim que pousar é um forte vento que é constante por lá. Ele sopra o tempo todo. E a segunda coisa é a completa falta de veículos motorizados. Você notará alguns poucos veículos do tipo buggy de praia apenas.

O que fazer – Um Paraíso Chamado Los Roques

Não há muita coisa a se fazer aqui além de pescar, velejar ou mergulhar. E claro, o windsurf e kitesurf são os tops das atrações. Se isso parece incrivelmente excitante para você, te garanto que você terá a melhor férias de sua vida.

É impossível dizer qual é a melhor praia, porque cada ilha é cercada por uma paisagem deslumbrante, e muitas vezes você será a única pessoa na ilha que você está visitando. Sim, você entendeu certo. Você terá o prazer de passar um dia inteiro em uma ilha deserta. As pousadas já vendem pacotes com tudo incluído. Isto quer dizer que desde todas as refeiçõs do dia, bebidas e transporte via barco já estão inclusos.

Um Paraíso Chamado Los Roques

Aonde ficar – Um Paraíso Chamado Los Roques

Se você procura um lugar maravilhoso, mas ao mesmo tempo nao se importa com luxo, Los Roques é o seu lugar. As acomodações estão localizadas na ilha principal, chamada Gran Roque. Lá não possui resorts, restaurants e todas as outras atrações que lugares badalados oferecem. Lá você encontra simples pousadas e nenhuma infra estrutura para noites de balada.

As acomodações incluem Pez Raton Lodge, uma propriedade usada principalmente para hospedar hóspedes de pesca, Pousada Mediterraneo, uma pousada de cinco quartos que acomoda hóspedes não pescadores, e dezenas de outras como El Canto de la Ballena e Pousada La Gaviota.

Certamente você também, se preferir pode alugar quartos na casa de moradores locais. Além disso, o acampamento é possível na maioria das ilhas. Entretanto, você precisará de uma autorização que pode ser solicitada no escritório da ilha que localizado ao lado do aeroporto.

Todavia, esteja ciente de que você precisará levar tudo que precisa com você. Lembrando que não há nada nestas ilhotas, apenas inúmeras iguanas que circulam livremente a todo canto.

Um Paraíso Chamado Los Roques

Devo acrescentar que as pousadas geralmente preparam tudo para que você precise para passar um excelente dia de praia. As pousadas fornecem almoço embalado, garrafas térmicas com bebidas frescas, cadeira e guarda-sol quando te deixam na ilha de sua preferência.

Este é um dos paraíso mais bonito desta terra, na verdade é quase como um sonho. Ter o previlégio de passar um dia todo em uma ilha deserta, realmente não têm preço.

Destaques Imperdíveis – Um Paraíso Chamado Los Roques

Assim também, Los Roques é mundialmente conhecido pela grande variedade de aves marinhas, incluindo pelicanos, alcatrazes e flamingos cor-de-rosa. Da mesma forma, também conhecido pela diversidade da vida marinha como golfinhos, baleias, tartarugas, corais, lagostas, esponjas, e um monte de estrelas-do-mar.

De fato Cayo Grande, Francisqui, Nordisqui, Madrisqui e Crasqui são ilhas imperdíveis. Só para exemplificar, imagine uma água morna turquesa clara, calminha, o som dos passáros e uma solera para refrescar-se.

Entretanto não há sombra nas ilhas e o sol é muito forte. Você deve levar bastante líquido e creme solar, e sempre leve um guarda-sol para te proteger.

Bares e Restaurantes – Um Paraíso Chamado Los Roques

Existem pouquissimas opções de bares e restaurantes na ilha Gran Roque. Uma vez que todas as pousadas já oferecem a hospedágem com tudo incluso, como refeições e bebidas. Lembrando que todos os passeios incluím bebidas e refeições preparados pelas pousadas, bem embalados e refrigerados em uma caixa térmica.

Quando Ir

Em suma Los Roques é considerado um destino caro para a maioria dos venezuelanos, o que o mantém relativamente calmo fora da alta temporada (entre julho e agosto você deve reservar acomodações com antecedência).