O Segredo Para o Melhor Fondue de Queijo

Ah, o fondue! Antes de mais nada, queijo derretido levemente borbulhando. O segredo para o melhor fondue de queijo, sendo ele a refeição perfeita para desencadear conversas íntimas e criar memórias duradouras.

A princípio, a história do fondue confirma que este prato delicioso de queijo cremoso originou-se na Suíça, mais especificamente em Neuchatel. O fondue consiste por pelo menos duas variedades de queijos, que são derretidos com um pouco de farinha para melhor consistência.

Feito em uma panela chamada “caquelon”, é tradicionalmente servido de forma “compartilhada” com todos à mesa. Os garfos longos são usados por cada convidado para facilitar de forma segura que o pão seja mergulhado no queijo.

Como Tudo Começou? O Segredo Para O Melhor Fondue De Queijo

Primeiramente, a palavra fondue é um derivado da palavra francesa fondre, que significa “derreter”. No entanto, hoje em dia utilizamos a palavra “hot pot”. A palavra “panela quente” tem um significado mais amplo, ou seja, com referencia a alimentos que são aquecidos, cozidos em molho, óleo ou caldo.

O fondue foi criado pelos suíços através de uma necessidade para sobrevivência. Antes da invenção da geladeira, o queijo e o pão eram feitos por eles no verão e no outono, para que tivessem estoque para o inverno.

Entretanto, a textura tornava-se impossível para consumo. Eventualmente, com sua consistência comparada ao “concreto” e a única forma de partí-lo era uttilizando um machado.

Então, os suíços perceberam que aquecer o queijo no fogo, o amolecia e tornava-o delicioso e comestível.

O Segredo Para o Melhor Fondue de Queijo

Hoje em dia, na maioria das receitas de “fondue suíço tradicional”, podemos notar a combinação de dois tipos de queijos, sendo o Gruyère e o Emmental. Como resultado, isto faz com que a consistência se torne perfeita para a apuração e o sabor.

Outra regra importantíssima, é derreter o queijo lentamente. Em síntese, isso ajuda a manter o queijo longe do calor direto à medida que derrete e adiciona sabor. A adição de alho suaviza o sabor, enquanto a farinha ou o amido de milho ajudam a evitar que o queijo se separe.

Aqui está uma receita deliciosa e fácil de fazer do tradicional Fondue suíço.

O segredo para o melhor fondue de queijo está aqui. O que você vai precisar:

– 2 xícaras de queijo suíço ralado (o equivalente à 250 gramas)

– 1 e 1/2 colher de sopa de amido de milho

– 1/4 colher de chá de sal

– 1/8 colher de chá de noz-moscada

– 1 xícara de chá de leitelho (buttermilk)

– 1 dente de alho

– 1/8 colher de chá de noz-moscada

– 1/8 colher de chá de pimenta

– Cubos de presunto cozido

– Torradas triangulares

Por fim, sirva esta versão do fondue suíço com cubos de presunto e torradas triangulares ou pedaços de pão macio. Se preferir, você também pode usar frutas frescas, como fatias de maçã e pêra. Uma excelente combinação.

Modo de Preparo

– Primeiramente, coloque em uma vasilha separada o queijo, o amido de milho, sal, mostarda seca, noz moscada, pimenta e reserve.

– Logo depois, aqueça o leitelho (buttermilk) com o alho. Quando completamente aquecido, remover o alho e adicionar a mistura de queijo. Em seguida, mexa até que o queijo derreta e esteja homogeneizando suavemente.

– Sirva a seus convidados e certifique-se de que cada um tenha um garfo de fondue para usar com os cubos de presunto e frutas. Uma vez girado o presunto na mistura de queijo, coloque-o em cima do triângulo tostado e aproveite. Simplesmente delicioso!

Esta deliciosa receita serve 5 ou 6 pessoas como aperitivo e serve facilmente 2 pessoas para uma refeição. Se você optar por usar queijo suíço processado, note que ele tende a engrossar mais rapidamente do que o queijo natural. Se aquecido por muito tempo ele normalmente precisa ser diluído para atingir uma consistência mais fina.

Aproveite!