5 Características de Uma Relação Saudável

Se você não tiver tido muitas chances de ver como as relações saudáveis e amorosas funcionam no dia-a-dia, aqui você encontra 5 Características de Uma Relação Saudável. Há muitos estilos diferentes de relacionamentos que podem funcionar muito bem, mas todos esses estilos de relacionamentos bem-sucedidos tendem a ter algumas coisas em comum.

5-caracteristicas-de-uma-relacao-saudavel

Respeito

O respeito é uma das principais características de um relacionamento saudável, seja sua amizade, namoro ou casamento. Um (a) parceiro (a) que respeita está disposto (a) a ouvir de uma forma não julgadora e considera seus interesses ao tomar qualquer decisão mútua.

Qualquer parceiro (a) que a (o) desrespeite fazendo comentários depreciativos sobre você, criticando-a (o) na frente dos outros ou desconsiderando seus sentimentos é algo que você não precisa.

Apoio

Depois do respeito, o apoio vem em seguida como uma característica crítica de um relacionamento saudável. Você e seu (sua) parceiro (a) devem estar se encorajando mutuamente a ir atrás de objetivos e sonhos importantes e dando um ao outro liberdade suficiente para fazê-lo. Quando os tempos se tornam difíceis, vocês se apoiam um ao outro.

Mas isso não significa que você pode esperar apoio para tudo o que faz. Se seu parceiro (a) incomoda para parar de fumar, comer melhor ou não ficar no escritório até as 11 horas da noite, eles provavelmente tomam esta atitude por preocupação com seu bem-estar.

Confiança

Em um relacionamento forte e saudável, nenhum de vocês deve ficar desconfiado ou enciumado sem uma causa clara. Se você tiver a sensação de que não pode confiar no seu (sua) companheiro (a), seu relacionamento vai decair rapidamente.

Mas esse sentimento de confiança não se desenvolve da noite para o dia. A confiança cresce em um relacionamento à medida que o casal mantêm suas promessas, sendo verdadeiros, de forma consistente ao longo de um período de tempo.

Nenhum Comportamento Manipulador

Negociar é uma coisa, usar ameaças, culpa e mentiras para manipular um (a) parceiro (a) para fazer algo é outra. Ninguém deve aturar ser intimidado desta maneira. Se seu (sua) companheiro (a) ameaçar deixá-la (o), evitar afeto físico ou de alguma outra forma puni-la (o) durante cada pequena discussão, talvez esta é a hora certa para reconsiderar a relação.

Igualdade Econômica

Esta é uma das menos óbvias, mas é tão importante quanto as outras. Algumas pessoas, talvez devido a um medo subjacente de não serem capazes de se sustentarem, tendem a entrar em relacionamentos onde são financeiramente dependentes de seu parceiro (a).

No início, a ideia de ter alguém que o apoie pode parecer agradável, mas o que acontece se as coisas azedarem? Se você não tiver os meios financeiros para deixar o relacionamento quando for necessário, você pode se encontrar à mercê de alguém que não tem seus melhores interesses no coração. Nunca deixe seu (sua) parceiro (a) usar dinheiro para controlá-la (o).

Em conclusão, existem dezenas de características de um relacionamento saudável, mas estas são algumas 5 mais importantes características de uma relação saudável. Lembre-se, porém, que relacionamento é uma rua de dois sentidos.

Você pode estar fazendo tudo certo, mas se seu (sua) parceiro (a) for desrespeitoso (a), você não tem apoio em nenhuma situação ou se sente manipulada (o), você precisa analisar melhor seu relacionamento e conversar abertamente com seu companheiro (a).

Deixarem as coisam irem para este caminho só dificultará a trajetória agravando mais o relacionamento. Não existe nada melhor do que um bom diálogo. Exponha seus pensamentos. Mas, se seu companheiro (a) não gostar da ideia, então certamente está é uma resposta clara de que seu relacionamento não está indo para o caminho correto.