Curiosidades Sobre a Azeitona

Sabemos que a história da azeitona remonta aos tempos bíblicos. Curiosidades sobre a azeitona você encontra em trechos bíblicos. Sua popularidade cresceu e mantém até hoje um lugar certo e enraizado no nosso dia a dia. Esperamos que

História e Curiosidades Sobre a Azeitona

Antes de tudo, a história da azeitona remonta aos tempos bíblicos. Quando o dilúvio recuou, Noé soltou uma pomba, e ela voltou com uma folha de oliveira na boca. O azeite também tinha como utilidade de combustível para lâmpadas há 6.000 anos.

A história das oliveiras remonta à antiguidade, tanto na Bíblia como nos escritos clássicos. A princípio, o azeite era considerado como símbolo de bondade e pureza. Enquanto a árvore representava paz e felicidade.

Além disso, nos tempos antigos, as lâmpadas sagradas nos templos durante os Jogos Olímpicos, o azeite era o combustível. Além disso, o vencedor era coroado com folhas da oliveira. Outro fato importante, é o cultivo das azeitonas vem desde os tempos pré-históricos na Ásia Menor.

Curiosidades sobre a Azeitona

Fatos e Curiosidades Sobre a Azeitona

Atualmente, as azeitonas têm sua produção espalhada por diversos países. Bem como na Espanha, Itália, França, Grécia, Tunísia, Marrocos, Turquia, Portugal, China, Chile, Peru, Brasil, México, Angola, África do Sul, Uruguai, Afeganistão, Austrália, Nova Zelândia e Califórnia.

A região do Mediterrâneo é responsável por 93% da produção de azeitona. Cerca de 800 milhões de oliveiras estão atualmente plantadas. Todavia, nos Estados Unidos, a Califórnia é o único Estado onde as azeitonas são cultivadas destinadas a produção industrial. Mais de 90% da produção de azeitona é para fins de produção de azeite.

Por analogia, as oliveiras recebem o nome de árvore “sempre-viva”. Em suma, estas árvores podem viver mais de 2000 anos. Elas crescem até 20-40 pés de altura e começam a dar frutos entre as idades de 4 e 8 anos. Ainda mais, como características, a árvore produz pequenas flores brancas que exalam uma fragrância maravilhosa.

Conforme registros históricos, em 1769, um missionário franciscano plantou a primeira oliveira na Califórnia durante uma missão em San Diego. Como resultado, as azeitonas na Califórnia recerebam o nome de “azeitonas missão”. Este tipo de azeitona é particularmente considerado o mais adequado para a produção do azeite.

Curiosidades sobre a Azeitona

Diferente Origens

As azeitonas verdes ou maduras, devem ser tratadas com lixívia e/ou curadas em salmoura ou sal seco antes de serem consumidas. Este processo é realidado a fim de remover a oleuropeína glicosídeo amarga.

As azeitonas produzidas na Grécia não recebem o tratamento com lixívia. Elas são de sabor forte porque são apenas embaladas em sal seco, ou em salmoura por 6 a 12 meses (onde passam por um processo de fermentação láctica), e finalmente embaladas em salmoura fresca.

Por exemplo, as azeitonas espanholas, são colhidas antes de estarem maduras, são tratadas com lixívia, e depois colocadas em uma salmoura para fermentação.

As azeitonas californianas são tratadas com lixívia, em seguida são esterilizadas e embaladas imediatamente em salmoura. Elas não passam pelo processo de fermentação, e o processo de esterilização as “cozinha”. Como resultado, este processo as tornam sem brilho e visualmente não interessantes. Desta forma, elas passam também por tratamento para corrigir a coloração e aparência.

Tipos de Azeitonas Prontas Para o Consumo

Hoje, dezenas de deliciosas azeitonas estão no mercado.

Nicoises: Esta é uma azeitona rica e terrosa, frequentemente usada em saladas. Esta azeitona é marinada em vinagre. Tem um rico sabor e é bastante conhecida pelo seu sabor único.

Azeitonas verdes com ervas provençais: Esta azeitona vibrante e com sabor cítrico é uma deliciosa mistura de ervas provençais e grandes azeitonas verdes. É uma ótima opção para pratos de Surf’n’turf e especiarias doces.

Monte Athos Verde com Baunilha Siciliana: Esta é a segunda azeitona à base de azeitona. Alecrim, alho, sementes de mostarda e flocos de pimenta vermelha dão a esta azeitona um toque picante.

Monte Athos verde recheada com alho: Para um toque moderno em um martini, esta azeitona é uma excelente escolha. Recheada com alho, é perfeita para pizzas e martinis.

Azeitonas Verdes Monte Athos com Tomate Seco: Os tomates secos ao sol dão a esta azeitona pesada um sabor rico e delicado que é perfeito como um lanche ou sobre o espaguete.

Azeitonas secas ao sol: A secagem desta azeitona lhe dá um sabor rico que se mistura maravilhosamente em molhos para servir sobre massas.

Kalamatas: Uma azeitona preta picante marinada em vinagre, provavelmente da Itália ou da Califórnia. As variedades da Califórnia são escritas com um “c” em vez de um “k”.

Alfonsos: Tem um sabor suave de azeitona, semelhante ao Kalamata. É uma escolha popular para saladas de aperitivo.

Halkidis: Muito semelhante ao sabor da kalamata, esta azeitona é perfeita combinação com o cream cheese e alho para um molho delicioso.

Lucques: Estas azeitonas carnudas amanteigadas contêm caroços, mas ainda são uma combinção perfeita para queijo como Provolone acompanhados com Bruschetta.

Por último, curtiu estas dicas? Conte aqui nos comentários o que achou. Bom Apetite!